Entrevistamos Guilherme Celso: novo presidente da ABRACEO

A Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor – ABRACEO começou a ser estruturada em março de 2020 por organizadores de eventos esportivos do Brasil com o objetivo de fortalecer e profissionalizar o setor no país. A primeira diretoria teve como presidente Paulo Carelli, CEO da organizadora Iguana Sports, empresa que atua em São Paulo com mais de 16 anos no mercado e responsável pelas principais provas na cidade de São Paulo como SP City Marathon e Circuito Athenas.

A primeira diretoria teve seu tempo de gestão até mês passado, março de 2023, quando houve eleição para nova formação de quadros da diretoria. Entre as diversas renovações em seu quadro, troca de cadeiras e novos integrantes, coube a Guilherme Celso assumir a presidência da ABRACEO. Nosso entrevistado, que participou da gestação e fundação da associação, ocupou o cargo de Diretor de Marketing e Comunicação da associação na gestão passada.

Guilherme reside na cidade de Piracicaba, área de cobertura do Correria Campinas, por conta disto, propomos a ele uma entrevista para falarmos acerca da importância da ABRACEO para o setor de corrida de rua no Brasil e em especial para nossa região. Guilherme é fundador e CEO da Chelso Sports, que está presente no mercado há 14 anos e figura como uma das principais organizadoras do estado de São Paulo em quantidade de provas entregues, com foco no interior paulista.

Na semana passada Guilherme conduziu online a primeira reunião da nova diretoria com os Filiados da ABRACEO. A proposta é realizar uma reunião toda última terça-feira do mês abordando assuntos relacionados ao universo da corrida. O tema tratado na primeira reunião foi o relacionamento com as assessorias esportivas.

Correria Campinas entrevista Guilherme Celso de Piracicaba que assume presidência da ABRACEO

Novo presidente conduziu a primeira reunião online com filiados da ABRACEO após eleição da nova diretoria. Na pauta o relacionamento com as assessorias esportivas

Abaixo você confere a entrevista 

Formado em Publicidade pela Universidade Metodista de Piracicaba e com pós-graduação em Marketing Esportivo pela ESPM, nosso entrevistado é  fundador e CEO da Chelso Sports com 14 anos no mercado esportivo. Guilherme assume presidência da ABRACEO com novos desafios pertinentes ao setor de corrida de rua que ele conta para você leitor nesta entrevista

Guilherme, fale um pouco sobre a criação e importância da ABRACEO para a corrida de rua no Brasil.

A importância da ABRACEO é o que o nosso setor antes dela existir era um setor completamente desorganizado onde as empresas não se falavam algumas até inimigas! Então não tinha uma conversa. Era cada um por si e ponto! Não havia trabalho em equipe, não tinha troca de informação e não tinha aprendizado. Hoje com a ABRACEO a gente tem uma união muito bacana entre os organizadores então a gente troca muito às práticas positivas. O que a gente fez e deu certo. A gente troca muitas experiências negativa. “Eu fiz isso e não deu certo, não recomendo para ninguém”. Então a gente possui um networking muito forte entre os organizadores. O que está fazendo a gente elevar a régua, né? Então eu faço uma coisa muito positiva, acabo compartilhando isso com outros organizadores e assim por diante. A gente vai fazer nossa troca. E isso não existia. Antes da ABRACEO a gente não tinha uma entidade que representava a gente, os organizadores. As empresas promotoras desse nosso evento esportivo junto ao poder público e hoje a gente possui uma presença muito forte junto ao poder público onde a gente inicia vários diálogos para o crescimento do setor. Tudo isso para ter mais opções de locais para se praticar atividade física, seja corrida de rua, o ciclismo e outras modalidades. Então, a ABRACEO acaba sendo esse porta-voz para o mercado. Esse é o impacto muito positivo que a ABRACEO está trazendo para o mercado dos organizadores de eventos esportivos e também para a turma que está lá na outra ponta né? Que são os atletas que são consumidores dos serviços dos organizadores. Eles também vão ganhar ou já estão ganhando com isso. Com essa prática positiva com esse envolvimento do poder público com esse networking que está rolando para que o mercado inteiro melhore a gente entregue cada vez mais eventos esportivos com mais qualidade e criatividade.

Nesta nova gestão após a eleição da nova diretoria, você aqui da nossa região assume a presidência, quais os desafios nessa gestão e a frente da ABRACEO quais os avanços pretendem ter?

A gestão anterior feita pelo Paulo Carelli na presidência e o Marcos Pinheiro como vice-presidente foi fundamental pois eles pegaram, acredito eu, no momento mais desafiador do nosso mercado até então que foi a pandemia e eles nos lideraram de uma forma superbacana e com muita inteligência para a gente criar protocolos, conversar com o poder público, realizar eventos testes e ajudar o nosso mercado a voltar a poder trabalhar. Essa nova gestão a gente tem três pilares que estamos olhando muito.

Pilar um é o conhecimento. O aprendizado, a educação, a gente trazer mais para os organizadores a questão de aula mesmo, de boas práticas, o que a gente pode melhorar no nosso trabalho, no nosso cotidiano e a também fomentar o aprendizado de novos organizadores que estão dentro da ABRACEO e que estão se filiando agora e que estão com período pequeno de experiência com entrega de prova e a gente quer acelerar esse processo. Então essa parte educacional para a gente é um ponto muito importante.

O segundo pilar que a gente quer fomentar nessa nova gestão e que já estava sendo trabalhado na gestão anterior mas a gente quer continuar esse trabalho e potencializar isso, é a parte política. Estar mais presente de uma forma mais intensiva junto ao poder público! A gente já está fazendo um trabalho aqui do estado de São Paulo que a gente quer logo mais estar replicando para os outros estados e logo mais está levando isso na esfera federal.

E o terceiro pilar que é o networking, a gente fomentar ainda mais os encontros presenciais com os organizadores para troca de experiências, boas práticas e que continuar com essa positividade no relacionamento que a gente está tendo.

Sobre nossa área de cobertura no interior paulista, ao qual sua empresa Chelso atua. Qual mensagem deixar para o organizador de prova da região.

Creio que a mensagem que eu deixo para organizadores aqui da nossa região é filie-se a ABRACEO! A gente está com um grupo muito bacana trocando experiência todos fazendo a sua empresa crescer e deixando elas mais organizadas entregando mais qualidade para nosso cliente, para os atletas e para os patrocinadores e tornando-as mais lucrativas. Tudo isso com networking e troca de conhecimento. Então é importante que a as empresas da nossa região se filie com que a gente, para continuarmos esse processo de união. Quanto mais empresas aqui do interior do estado de São Paulo estiverem filiadas mais a gente vai conseguir se conectar e se ajudar. Então é muito importante que a empresa entenda que os organizadores entendam que o associativismo é muito importante para o crescimento da empresa dele e do nosso mercado! Então fica ai o convite e deixo o meu WhatsApp pessoal para o organizador me chamar e entender como que faz pra se filiar. Estou super a disposição! A gente tem diversas histórias de sucesso temos vários organizadores aqui do interior que já estão aproveitando os benefícios de estar filiado a ABRACEO aplicando para crescer a sua empresa e entregar qualidade para os atletas.

Muitos organizadores iniciam montando pequenos eventos de provas na cidade e aos poucos estão organizando três ou quatro provas por ano. Qual importância deste organizador está filiado a ABRACEO?

Eu falo que para o organizador que está começando a ABRACEO é um é um salto de cinco a dez anos no que ele queria viver pra aprender o que ele precisa aprender. Ali a gente está com organizador da Maratona do Rio, SP City Marathon, Up Rio e L’Étape que são grandes organizadores do Brasil inteiro que fomentam o nosso mercado de uma maneira muito positiva trocando experiências no dia-a-dia. Então pela ABRACEO a gente tem a oportunidade de conhecer e visitar provas de outros organizadores por conta de se desenvolver um relacionamento. Vou dar um exemplo do que está acontecendo em nossa região tem um organizador de Franca que está vindo em uma prova de triathlon nossa dia 7 de maio. Ele está com projeto de organizar uma prova lá na região de Franca de triathlon, e antes dele organizar, ele quer ver na prática, quer ver os bastidores. Ele quer aprender o que ele ainda não sabe, ele quer ver o que pode dar errado em uma prova acontecendo. Tudo isso por conta de uma ligação, uma relacionamento que a gente tem hoje. Quando ele diz: “Quero ver uma prova sua de triathon” a resposta é venha! Você será muito bem-vindo! Isso já acontecia antigamente, a gente ia na prova de outro organizador para conhecer e aprender, mas a gente ficava ali quietinho e assistindo. Não tinha essa oportunidade de entrar, trabalhar, viver a prova para aprender e na sua prova aplicar o conhecimento com mais qualidade e segurança. Então para o organizador que está começando, a ABRACEO é uma ferramenta incrível. Eu particularmente já gostaria que ela, ABRACEO existisse há muito tempo para que a gente pudesse no passado ter vivido o que a gente está usufruindo hoje.

Correria News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *