Em nossa região: Ultramaratonista que estava desaparecida é encontrada morta
Ultramaratonista de Leme é encontrada morta
Na cidade de Leme, cerca de 96 km de Campinas, foi encontrada morta a ultramaratonista Camila Maria Matte, de 44 anos. Ela estava desaparecida desde domingo pela manhã, quando deixou sua residência e disse que iria almoçar na casa dos pais na cidade de São Carlos.
Na tarde de ontem, 16 de janeiro de 2024, Camila foi encontrada em um canavial próxima ao seu carro. Seu corpo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), tinha sinais de ferimentos provocados por fogo, dois frascos de álcool foram encontrados no local.
Seu esposo e treinador, Peterson Cesar Malachias, relatou a polícia que haviam tido uma discussão na manhã de domingo e Camila disse que iria almoçar na casa dos pais, entretanto ela não chegou na casa dos pais. O marido juntamente com os familiares iniciaram buscas, na noite de domingo, Peterson acionou a polícia realizando um registro de desaparecimento e nos dias seguintes chegou a usar um avião para buscas em áreas rurais da região.
As investigações seguem em sigilo. Um produtor rural encontrou o carro abandonado no canavial e acionou a polícia.
Quem era Camila?
Camila era formada em Educação Física com especialidade em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Iniciou atividades esportivas na infância e aos 16 anos seguiu para o triatlon profissional, chegou a ser convocada sete vezes para representar o Brasil em eventos internacionais. Em 2011 após percorrer o Caminho da Fé no interior paulista, percebeu que possuía resistência para longas distâncias e direcionou sua carreira de atleta para ultramaratonas.
Na última década Camila participou de diversas ultramaratonas pelo mundo. Na Califórnia nos EUA participou da Badwater que é conhecida como “Ultra da Morte” considerada a mais difícil do mundo, são 135 milhas, cerca de 217 quilômetros, pelo clima desértico e sol escaldante. Em 2022 ela correu a Ultra Trail do Mont Blanc, em Chamonix, na França, com percurso de 170 km, passando por Suíça e Itália. Atualmente ela estava em treinamento para retornar a prova francesa.
No Brasil Camila participou das principais ultras, como Caminhos de Caravaggio que possue o trajeto de 200 km entre as cidades de Farroupilha e Canela no Rio Grande do Sul. A Ultramaratona Extremo Sul no mesmo estado em Chuí, considerada a maior ultramaratona de praia do mundo. Também participou da UAI Ultra dos Anjos Internacional em Minas Gerais, considerada a rainha das ultras no Brasil com 235 Km em seu maior percurso.
Fotos desta matéria são do perfil de Camila no Instagram https://www.instagram.com/camilamatte1979/
- por Redação Correria Campinas
- 17 de janeiro de 2024