Com percurso aferido e com árbitros da Federação Paulista de Atletismo, evento em Sorocaba é inédito no Brasil

Quatro atletas largaram em busca dos 300 mil reais! Apenas dois concluíram o percurso. Sem quebra de recorde, atleta de Piracicaba vence o Desafio superando o queniano que é o atual detentor do recorde da Maratona de Sorocaba

Com a presença e fiscalização dos árbitros da Federação Paulista de Atletismo, com aferição oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e com a altimetria de 94 metros, o evento Breaking 2h BR aconteceu na madrugada de 29 de junho, neste sábado.

Quatro atletas, dois brasileiros e dois quenianos estavam com objetivos de quebrar dois recordes, o do próprio percurso da Maratona de Sorocaba que é de 02:17:23 em 2023 feita por um dos quatro atletas, o queniano Justin Moose. O outro recorde era o 02:11:19 dos 42,195 em solo brasileiro que já dura mais de duas décadas e foi conquistado por Vanderlei Cordeiro de Lima em 2002 na Maratona Internacional de São Paulo. A quebra deste último no Desafio, o ganhador levaria uma premiação no valor de 300 mil reais!

Com transmissão ao vivo pelo instagram do site especializado em Corrida de Rua no interior Paulista, o Correria Campinas , mídia parceira oficial do evento, esteve acompanhando, transmitindo e gravando boa parte do percurso no carro madrinha.

Dos quatro atletas que largaram, Antonio Silva da cidade de São Paulo tinha o objetivo de fazer 1h9min nos 21 Km e abandonou o percurso feliz por ter conseguido tal feito! O outro atleta, o queniano Jackson Ruri Munyua abandonou a prova no km 26.

Restaram apenas dois atletas, o atual campeão e recordista da Maratona de Sorocaba, Justin Moose e Antônio Marco Araújo da cidade de Piracicaba. Antônio correu há cerca de um mês a Maratona do Rio e conquistou a quinta colocação com o tempo de 02:19:18. No km 27 Antônio se distância alguns metros mantendo Justin cerca de 40 metros atrás. Por volta do Km 32 o queniano consegue se aproximar, correm juntos mais alguns poucos quilômetros, quando Antônio acelera e Justin não consegue manter o ritmo.

Resultado final pela cronometragem do chip eletrônico realizado pela empresa Global Cronometragem, dentro do percurso aferido, Antonio Marco Araújo se consagra o primeiro campeão do Desafio com 02:24:38. O queniano chega mais de um minuto atrás com 02:26:04. Ambos fizeram história pelas ruas de Sorocaba neste que é a primeira edição do Desafio, algo inédito no Brasil! Tony Muknika, organizador responsável pela Maratona afirmou que pretende continuar com o Desafio até que o recorde seja batido na cidade de Sorocaba! “Este foi o primeiro de muitos, caso não seja batido na própria Maratona de Sorocaba em novembro deste ano”. Finalizou o organizador. 

Respostas de 6

  1. São pessoas como o Tony Muknika, com uma visão esportiva a frente que conseguimos estimular o esporte quer seja de alto rendimento ou de estímulo popular. Tony, você faz a diferença. Abraços esportivos.

  2. Muito bom esse tipo de evento! Pois serve como vestibular pra acertar os erros cometidos no último evento!!!!👍👏🏼👏🏼👏🏼

  3. Eliud Kipchoge fez 2h08 na Maratona olímpica do Rio 2016. Parem de falar que o recorde em solo brasileiro é o 2h11 do Vanderlei.

    1. Flávio, sabemos que Eliud fez 2h08, entretanto o foco do projeto são corredores brasileiros. A marca pertence ao Vanderlei, 2h11 que é brasileiro. O Eliud é queniano. O projeto é para valorizar o atleta brasileiro e trabalharam e explicaram isso nas regras do projeto. É o recorde em solo brasileiro realizado por um brasileiro.

  4. Algo inédito no Brasil, parabéns aos organizadores, pois é assim que se fomenta esporte num país onde a maior parte do poder público e privado não se adere p/ apoiar os nossos atletas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *